Hábitos de vida mais saudáveis

Ações simples podem aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Você pode começar agora e sentir os resultados.

Habito-de-vida
Habito-de-vida

Alimentação
O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadas pode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.
Para combater essas enfermidades, inclua em seu cardápio alimentos que vão te trazer longevidade, e evitam problemas cardíacos e o colesterol. É o caso das oleaginosas, como nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, pistache, e do peixe, que é rico em ômega 3.

Dormir bem
Ter uma boa noite de sono é essencial para repor as energias e revigorar o corpo, mente e organismo. Dormir é um dos segredos para a saúde e longevidade. O ideal são pelo menos 8 horas de sono por dia.

Atividades físicas
Os benefícios da atividade física para a saúde do organismo são enormes. Sair do sedentarismo significa afastar doenças como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, além de dar mais disposição, energia, aumentar a autoestima, e ser excelente também para a mente e memória.

Mais tempo em pé
Não é apenas a falta de atividade física que pode encurtar a vida, mas também a grande quantidade de tempo que você fica sentado.
Ficar muito tempo e frequentemente sentado, altera o metabolismo e influencia em fatores como colesterol alto e repouso da pressão arterial, e pode causar obesidade, problemas cardiovasculares e outras doenças crônicas.
Por isso, não fique sentado muito tempo direto. Para quem precisa trabalhar sentado, faça exercícios simples de alongamento para trazer maior oxigenação e ajudar no reposicionamento do corpo para alcançar o equilíbrio postural, e também procure fazer pequenas pausas para se movimentar, esticar as pernas e ativar a melhor circulação sanguínea.

Controlar os nervos
O estresse pode favorecer o aparecimento de doenças psico-fisiológicas, e é um fator de risco para os problemas do coração. Por isso, precisa ser observado e controlado. O bom humor e a calma mantém as pessoas saudáveis e aumenta as chances de uma vida longa.

Respirar melhor
Prestar atenção na sua respiração e controlá-la auxilia no combate aos desgastes mentais e físicos, ao estresse e, até a insônia, aumentando assim a sensação de bem-estar e a expectativa de vida.

Não fumar
O cigarro causa cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, e é responsável por grande parte dos cânceres de pulmão, de boca e doenças cardiovasculares. Portanto, pare de fumar!

Cultivar amizades
Os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz são inúmeros. Quem vive rodeado de bons amigos pode viver até 50% mais do que alguém que vive solitário e triste.

Ter autoestima
Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor. A autoestima define o valor que você se dá e aos cuidados para o corpo e saúde. E isso faz toda a diferença. Por isso, é muito bom se amar, ter um bom referencial de si mesmo e saber reconhecer o que você tem de bom.

Coloque em prática essas dicas e veja como a sua saúde e qualidade de vida vão melhorar e não se esqueça dos seus exames de rotina.